Antonio Gramsci: contribuições para a educação política popular

MINI-CURSO – GT
Movimentos Sociais e Educação

Antonio Gramsci: contribuições para a educação política popular

FRAGA, Vitor Martins; CHABALGOITY, Diego; BONFIM, João Cláudio; AZEVEDO,
Néliton; GOMES, Rodrigo Lima; TURCATTO; Sérgio – Nufipe/PPGE-UFF

vitor.fraga021@gmail.com

Ementa

a)Introdução sobre o pensamento de Antonio Gramsci e aspectos do seu ideário

Abordar aspectos do pensamento de Antonio Gramsci, utilizando categorias de análise como “escola unitária”, inseridos no contexto histórico em que o autor viveu e produziu sua
obra. A partir das inovações introduzidas pela “filosofia da práxis”, identificar algumas das principais contribuições do pensamento gramsciano para o campo da Educação no Brasil.

b) Educação política e movimentos populares no Brasil

A construção da democracia e da hegemonia em Gramsci e nas lutas sócio-políticas populares. Breve resgate da concepção tradicional de educação popular. O crescimento da importância da educação de adultos: a industrialização e a necessidade da formação da força de trabalho. As grandes campanhas de alfabetização de Adultos: CEAA e CNER. Os movimentos de educação e cultura popular. Estado e Sociedade Civil. As novas discussões: O que é educação popular? Educação estatal é “educação popular”?
“Educação política popular”. “Educação pública popular”. Contexto da Pedagogia do Oprimido (anos 50 e 60). “Oprimido não é subalterno”. “A leitura do mundo vem antes da leitura da palavra”: o método se constrói junto com sua concepção de homem. O conceito de vocação ontológica: pressuposto ético-político-pedagógico. Conscientização; Práxis e libertação; Educação bancária e educação libertadora. Educação política e imperativo ético. A contribuição de Antonio Gramsci. “Educação política popular” e movimentos populares nos anos 1980. O surgimento de “novos personagens” (anos 1970) e as concepções de democracia no declínio do regime autoritário: o projeto democrático popular. A influência do pensamento de Gramsci nos movimentos populares no Brasil. Educação popular nos anos 1980: desafios da educação na cidade. Educação política popular para conquistar a hegemonia.

c) Gramsci e a Educação

Gramsci e a Educação: criticar as concepções de mundo que perpassam as filosofias, inclusive na educação básica brasileira, tornando-a unitária e coerente, para elevá-lo até o ponto
atingido pelo pensamento mundial mais evoluído.

Justificativa

O mini-curso “Antonio Gramsci: contribuições para a educação popular”, cuja temática está ligada ao Grupo de Trabalho “Movimentos Sociais e Educação” (GT 11), se justifica a partir da parceria já duradoura entre o Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação (GPMSE), da UFMT, e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Política e Educação (Nufipe/UFF), do qual fazem parte os autores deste trabalho – parceria essa que foi fortalecida em setembro de 2010, na realização do I Seminário Internacional
Gramsci e os Movimentos Populares, na UFF (Niterói, RJ). Em boa parte, as reflexões apresentadas neste mini-curso refletem os debates e desdobramentos
deste seminário. A relação entre as idéias do pensador sardo e a educação política nos movimentos populares, embora já conhecida, precisa ser melhor investigada,
principalmente a partir dos diversos projetos de educação popular existentes ao longo da história brasileira.

Objetivos

  • Destacar os principais pontos da filosofia da práxis e sua relação com a
    filosofia da educação;
  • Identificar as principais contribuições do pensamento de Antonio Gramsci
    para o campo da educação política popular, assim como para a práxis
    político-pedagógica dos movimentos populares no Brasil;
  • Oferecer elementos para a crítica das concepções de mundo que perpassam
    as filosofias, inclusive na educação básica brasileira.

Conteúdo

  • Aspectos da biografia e do pensamento de Gramsci, noção geral da
    filosofia da práxis, algumas categorias essenciais para a Educação (“escola
    unitária”, “intelectual orgânico” e outras).
  • Concepções de educação popular. Filosofia da práxis de Gramsci e a práxis
    libertadora de Paulo Freire. Democracia e hegemonia em Gramsci e nas
    experiências pedagógicas populares no Brasil e na América Latina.
  • Crítica da filosofia da educação brasileira: impasses, perspectivas e
    possibilidades.

Metodologia e recursos didáticos

O mini-curso será desenvolvido através da exposição oral da temática, a partir da leitura de textos e de debates com o público sobre as principais questões abordadas.

Como recursos, além dos próprios textos, serão exibidos materiais audiovisuais referente à temática principal e a outras a ela interligadas, atividade seguida da análise crítica
em conjunto do material disponibilizado.

Avaliação

Não há avaliação prevista do público participante. Ao final da atividade, haverá espaço para a avaliação conjunta de todo o mini-curso, seu conteúdo, formato, metodologia e
material utilizado.

Bibliografia (sugerida)

BRANDÃO, Carlos R. Educação popular. São Paulo: Brasiliense, 1982.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas (10ªed.). São Paulo: Cortez, 2003.

DOIMO, Ana Maria. A vez e a voz do popular. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.

FÁVERO, Osmar (org.). Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

______. Conscientização. São Paulo, Cortez e Moraes, 1979.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

GRAMSCI, A., Cartas do Cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2 vols, 2006.

______. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 6 vols, 2003 e outras.

MANACORDA,
Mario A. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre, Artes Médicas, 1990.

PAIVA, Vanilda. História da educação popular no Brasil: educação popular e educação de adultos. São Paulo: Loyola, 2003.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Primeiras aproximações. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991.

______. Escola e democracia. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.

SEMERARO, G.; MARQUES, M.; TAVARES, P.; LEITÃO, S. (Orgs.). Gramsci e os Movimentos Populares. Niterói/RJ: Editora da UFF, 2011.

SEMERARO, Giovanni. Libertação e hegemonia: realizar a América Latina pelos movimentos populares. Aparecida/SP: Idéias e Letras, 2009.

______. “Linhas de uma filosofia política da educação brasileira”. Revista Movimento, nº10, setembro de 2004, Niterói/RJ: Editora da UFF, 2004 (p.35-49).

SILVA, Percival T. “A práxis da formação política das classes populares”. Revista de Educação Pública, Cuiabá/MT, v. 16, n. 31, p. 49-67, maio-ago. 2007.

SILVA, Percival T. MAB (1974-1992): relação vanguarda-base-massa – práxis política e educativa. Rio de Janeiro, IESAE/FGV, 1994, Dissertação de mestrado,
orientação Gaudêncio Frigotto (p. 261-340).

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